Vigas vs. Lages

Existem dois tipos de vigas: as vigas construídas sobre paredes e as vigas construídas para vencer vãos. As vigas sobre paredes são feitas com blocos caneletas em cima da última fiada das paredes. A função delas é fazer com que as paredes e a laje trabalhem em conjunto. Por isso elas são chamas também de cintas de amarração. As vigas para vencer vãos, são feitas para apoiar a laje nos lugares que não tem paredes no andar de baixo. No caso da planta do vídeo, por exemplo, no andar de cima existe uma parede dividindo o dormitório da frente e o banheiro. No andar de baixo não existe nenhuma parede nesse lugar. A parede de cima vai fazer um peso nesse ponto da laje, e a laje não tem como suportar esse peso. Por isso deve-se fazer uma viga nesse lugar, para vencer o vão de baixo e garantir q a laje não ceda com o peso da parede de cima. Essas vigas devem ser feitas com formas de madeira. O ideal é usar um compensado especial para formas de concreto, pois ele tem uma resina que facilita a retirada da forma depois de concretada a viga.

 

Escoramento de vigas

vigaOutra coisa importante é fazer um bom escoramento nas laterais e no suporte das formas, pra se evitar que elas se curvem com o peso. As armaduras devem ser colocadas na forma, e os estribos, que são as amarrações na armadura, devem prolongar-se sobre a laje. Assim vamos evitar o aparecimento de trincas sobre a laje. No caso das vigas de bordas, o estribo é prolongado sobre a laje de um lado só. No caso das vigas inter mediárias, o estribo é prolongado para os dois lados da laje.

Laje

 

lajeA laje pré-fabricada é mais segura e mais prática. Existem dois tipos principais: a laje de vigotas e a laje de concreto protendido. A laje de concreto protendido é muito boa, mas tem um inconveniente: é muito pesada, são 130 kg por metro quadrado. Seria mais difícil na hora de montar, a menos que o fornecedor faça a montagem na obra. As lajes de vigotas são mais fáceis de montar porque são feitas de vigotas, lajotas ou tavelas , e concretadas por cima. As vigotas podem ser maciças ou treliçadas, e não são pesadas. Elas podem ser facilmente carregas e colocadas em posição por duas pessoas. As vigotas são montadas de forma intercalada com as lajotas de cerâmica ou concreto, ou EPS, que são placas de isopor. O importante é você comprar um produto de boa qualidade, e de um fornecedor que ajude você no projeto de montagem e o traço de concreto.

Comentários

comments

Posted in Construção, Engenharia Civil and tagged , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *