Telha Shingle | Engefacil

 

bg-telhas-shingle-curitiba

                                                                                    Telha Shingle

Além de garantir cobertura e segurança, o telhado é um dos principais elementos que definem o estilo do imóvel. No Brasil, o mercado se acostumou às telhas de cerâmica ou fibrocimento, mas ultimamente outro produto começa a fazer sucesso por aqui – inclusive porque traz mais flexibilidade à estética da construção. As telhas de manta asfáltica, conhecidas como shingle, têm conquistado cada vez mais usuários.

Embora sejam mais caras, elas propiciam boa vedação, durabilidade e têm baixo custo de manutenção.

O que é a shingle

Feitas de manta asfáltica, as telhas shingle são mais flexíveis esteticamente do que as cerâmicas e de fibrocimento, permitindo propostas diferentes no projeto do imóvel. O encaixe entre as telhas shingle não tem espaços nem sobras. Elas não precisam de estruturas auxiliares para a montagem do telhado , dispensando peças de acabamento. Na montagem desse tipo de cobertura, utiliza-se um compensado, montado sobre caibros de madeira ou aço. Depois é instalada uma placa auxiliar de madeira. O terceiro passo é a subcobertura, que protege contra infiltrações e garante a total aderência das telhas. A cumeeira é ventilada e, por último, são instaladas as telhas shingle, que estão disponíveis em várias cores.

Visual de filme

A shingle é comum em outros países. Os brasileiros estão familiarizados com o visual desse tipo de telhado por causa dos filmes norte-americanos: está naqueles imóveis que os construtores chamam de “casa americana”.

São construções feitas em wood frame (sistema industrializado) e com a cobertura em shingle. No Brasil, prevalecem casas de alvenaria com cobertura de telhado cerâmico.

Há muitos produtos bons e tradicionais nessa área, mas as novas tecnologias de construção e a cobertura com a shingle podem conferir melhor conforto térmico e acústico, A shingle é feita para regiões com situação de clima extremo e funciona muito bem em Curitiba, pois aqui também temos períodos de muito frio.

Custo

As telhas shingle são bonitas e duradouras, com certificado de garantia de 30 anos. O produto não mancha e garante boa estanqueidade. No entanto, custa mais caro.

O preço ainda é determinante. Embora uma telha mais duradoura e com vedação melhor possa refletir em economia de energia elétrica no uso do imóvel, no momento da obra quem está construindo acaba escolhendo outro material.

EngeFacil.com diz que, aos poucos, o público está se acostumando com o novo produto. Ainda é mais caro que o tradicional, mas muita gente faz essa opção pelas características do produto.

Outro fator relevante é a manutenção. A cada três ou quatro anos, o telhado precisa de uma lavagem com mangueiras da alta pressão. Não há preocupação com troca de telhas ou destelhamento, porque a cobertura com shingle aguenta ventos fortes, de até 110 km/h”, comenta.

telhas-shingle-engefacilDesign

A shingle permite mais ousadia no projeto. Como são de manta asfáltica, elas aceitam inclinação íngreme ou curvatura no telhado. Isso facilita para fazer projetos moldáveis e diferentes, afirma. Telhados com muitos recortes e vários detalhes também podem ser feitos com esse tipo de telha.

EngeFácil O dom de construir …

Comentários

comments

Posted in Engenharia Civil and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *