Projeto Estrutural

PROJETO ESTRUTURAL DE ENGENHARIA CIVIL

O Projeto Estrutural, também chamado de cálculo estrutural, é o dimensionamento das estruturas que vão sustentar uma edificação (vigas, lajes e pilares), sendo o responsável pela segurança das edificações, não só evitando o colapso (desmoronamento) como também patologias (trincas, quedas de revestimentos, deslocamentos de pisos,etc.) que podem ocorrer em uma edificação.
Trata-se de um estudo fundamental para:

  • Racionalização das peças e componentes da estrutura;
  • Especificação dos tipos e características dos materiais a empregar;
  • Estudo prévio do tipo de fundação mais indicado para sua obra.

Desde modo, o projeto estrutural funciona como um tripé composto por três pernas: segurança, economia e durabilidade, juntamente com o conceito de sustentabilidade. Se uma dessas “pernas” não for contemplada, descaracteriza o projeto e perde sua funcionalidade.

Uma estrutural mal dimensionada pode, até, não cair, mas trazer problemas como trincas que são, na maioria das vezes, de solução muito difícil e cara.

Para elaboração do Projeto Estrutural será necessário, além do Projeto Arquitetônico, o Laudo de Sondagem. Esse documento, detalhadamente confeccionado por empresas especialistas em sondagens, apresenta o perfil do solo abaixo do nível zero, ou seja, com todos os tipos de camadas de solos e suas respectivas resistências à compressão. Este laudo é necessário para o dimensionamento adequado das fundações. Sem ele o engenheiro projetista de estruturas deverá prever, por medida de segurança, resistências do solo inferiores, aumentando conseqüentemente as bases das fundações. Em construções de mais de dois pavimentos o Laudo de Sondagem é indispensável.

O Projeto de Instalações Elétricas deve ser elaborado por um engenheiro eletricista e vem a ser o dimensionamento das cargas elétricas, fios, eletrodutos, disjuntores e vários outros elementos com seus respectivos detalhamentos. É um projeto muito importante, pois uma instalação mal dimensionada e mal executada, apesar do emprego de material de 1ª qualidade, pode acabar gerando grandes despesas futuras e até acidentes de grandes proporções como incêndios.

O Projeto de Instalações Hidro-sanitárias pode ser feito por um engenheiro civil ou por um arquiteto e é o responsável pelo bom dimensionamento das tubulações de águas e esgotos sanitários e pluviais. Promove economia, conforto e higiene. Casos comuns de pouca pressão de água em chuveiros e mal cheiro em ralos são oriundos da falta de um bom Projeto Hidro-sanitário.

A Engefácil com sua especialidade apresenta uma série de projetos estruturais que ajudaram a deixar a sua obra com mais segurança e sem custar caro.

NOSSOS PARCEIROS

Projeto Estrutural Residências

Projeto Estrutural Residencial

Projeto Estrutural de Engenharia

Projeto Estrutural Empresas

projeto estrutural de engenharia

Projeto Estrutural de Engenharia

Projeto Estrutural Prédios

projeto estrutural em Curitiba

Projeto Estrutural de Engenharia

[+] PALAVRAS MAIS BUSCADAS

Projeto estrutural de engenharia, projeto estrutural, projetos estruturais em Curitiba, Laudo de Sondagem, projetos hidro-sanitários, projetos elétricos, estrutura de viga, estrutura de laje, trincas, quedas de revestimentos, deslocamentos de pisos, rachaduras em paredes, laudos de engenharia civil, laudos em Curitiba, péricias de engenharia civil.