Laudo CMAR

O laudo de CMAR (Controle de Materiais de Acabamento e de Revestimento) é uma das exigências do Corpo de Bombeiros para obtenção ou renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e está relacionado ao tipo de acabamento e/ou revestimento que foi utilizado nas edificações, constatando assim, se esses materiais são ou não combustíveis.

Baseando-se nessas informações, deve-se constatar quanto tempo o material de acabamento e/ou revestimento suportará altas temperaturas, tendo assim, maior chance na redução da propagação do incêndio e auxiliando as operações de combate e salvamento, além de proteger a vida dos ocupantes da edificação e o próprio patrimônio. A NPT 010 do Corpo de Bombeiros do Paraná estabelece as condições a serem atendidas pelos materiais.

A norma entende como revestimento todo material ou conjunto de materiais empregados nas superfícies dos elementos construtivos das edificações, tanto nos ambientes internos como nos externos, com finalidades de atribuir características estéticas, de conforto, de durabilidade etc. Incluem-se como material de revestimento, os pisos, forros e as proteções térmicas dos elementos estruturais.

Já os materiais de acabamento são aqueles utilizados como arremates entre elementos construtivos (rodapés, mata-juntas, golas etc.).

Se você precisa de ajuda para regularizar a sua obra e deixá-la em conformidade com a NPT 010, entre em contato com a EngeFácil e peça um orçamento grátis.

Ligue (41) 3109-7676 ou (41) 99286-4433

Comentários

comments

Posted in ART Bombeiros, ART engenharia, Engenharia Civil and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *