Lajes Convencionais

http://www.lajeemcuritiba.com.br/

As lajes são elementos estruturais de uma construção que, em conjuntos com as vigas, os pilares e as fundações respondem pela estabilidade e solidez da edificação.

Com o avanço da tecnologia para construção, surgiu o processo de utilização de lajes pré-fabricadas, que visa garantir melhor qualidade, produtividade e redução de custos.

As lajes são elementos específicos, variando de caso a caso, conforme o seu destino, depende também, da ocorrência ou não de sobrecargas adicionais, dos tamanhos dos vãos e livres e das condições de apoio.

 

Sendo assim, fica claro que não podem ser tratadas como “produtos de prateleira”, de pronta entrega, que atendam simultaneamente às diferentes condições de utilização mencionadas.

Ao contrário, as lajes devem ser dimensionadas e fabricadas conforme as condições específicas de cada obra, resultante da análise dos projetos e informações fornecidas pelo interessado. Naturalmente esta avaliação deve ser efetuada por pessoas tecnicamente capacitadas da parte da empresa fornecedora.

 

Ressalte-se ainda, que é de suma importância o serviço pós-venda do fabricante. Deve ser fornecido ao cliente um projeto com as indicações da ferragem complementar, da espessura da capa e da resistência do concreto. Este projeto deve seguir todas determinações normativas vigentes garantindo-se desta maneira maior uniformidade entre os projetos da obra, e maior segurança de todo processo de execução.

Também são necessárias visitas às obras para verificar o cumprimento do projeto, o escoramento e dar instruções complementares para assegurar a correta aplicação das lajes. Isso é tão importante quanto o próprio dimensionamento das mesmas.

 

EngeFácil fazendo por você 

Comentários

comments

Posted in Engenharia Civil and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *