Impermeabilizantes

Para o Que Servem Os Impermeabilizantes?

A economia de energia dá-se em função da diminuição ou até eliminação da necessidade de meios mecânicos de refrigeração ou aquecimentos necessários à garantia das condições de conforto nos ambientes. A estabilização da estrutura é muito importante, pois a movimentação térmica excessiva da estrutura pode trazer, além de outros problemas, o comprometimento da impermeabilização da cobertura.A maioria das impermeabilizações é de cor negra, por isso não podem ficar expostas aos raios solares, pois nesta situação chega a atingir temperaturas muito elevadas, devido ao efeito da radiação. Além disso, muitos materiais utilizados em impermeabilização e em isolamento térmico são rapidamente degradados pela ação da luz solar.

Os materiais normalmente usados como isolantes térmicos são: fibra de madeira, cortiça, lã de vidro, espuma rígida de poliuretano, concreto celular, dentre outros. Os isolantes térmicos apresentados sob a forma de placas são em geral colados com emulsão asfáltica. A camada do isolamento térmico deve ser colocada sobre a impermeabilização e essa disposição apresenta as seguintes vantagens:

• possibilitar um controle da impermeabilização, pois no caso de falha na impermeabilização, fica mais fácil desta falha ser localizada, pois o isolamento térmico não ficará encharcado;

• protege a impermeabilização termicamente, o que contribui sensivelmente para o aumento da sua durabilidade.

A principal função da impermeabilização dos muros de arrimo é impedir que a água natural da terra encostada no muro ultrapasse a espessura do mesmo, vindo a aparecer do outro lado, em forma de umidade, bolor, mofo, etc. Para que esta função seja perfeitamente desempenhada, é necessário que a previsão da impermeabilização seja feita e, em alguns casos, do isolamento térmico, durante a execução do muro. Essa impermeabilização pode ser constituída apenas de uma pintura de emulsão asfáltica e o isolamento com placas de isopor e outras. Caso não tenha sido feita esta previsão, existem soluções para o problema (estudadas conforme a situação local), mas a um custo relativamente elevado.

Todos os reservatórios de água são áreas onde a impermeabilização não pode falhar, devido aos custos e transtornos gerados por infiltrações, bem como ao fato de a água estar sob pressão.

Como são áreas onde a impermeabilização é muito solicitada, devido à estrutura estar sujeita a trincas e fissuras, provenientes de dilatações e contrações térmicas, e da carga a que está submetida, o sistema flexível, executado com mantas asfálticas termoplásticas de 4 m de espessura, é o mais indicado.

Na execução da impermeabilização e no projeto de execução de piscinas, especial cuidado deve ser tomado no detalhamento e execução dos nichos de holofote (quando existentes) e tubulações, de forma a permitir um perfeito acabamento e arremate da impermeabilização, uma vez que os mesmos não podem passar para o interior da piscina, como é feito nos reservatórios de água.

Impermeabilizantes-para-muros

Comentários

comments

Posted in Engenharia Civil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *