Iluminação Ambiente

     Para que seus ambientes preferidos fiquem ainda mais aconchegantes, fazer um projeto de iluminação adequada é fundamental.

   Nesse projeto você deve levar em conta o dia a dia dos moradores/frequentadores dos ambientes e as funções que cada cômodo possui.

   Também é importante encontrar o tipo ideal de lâmpada para o resultado de iluminação esperado e o posicionamento ideal que ela precisa ter. Vistos esses detalhes, deixamos abaixo algumas opções para você brincar com os jogos de luzes em sua residência.

    

Cozinha

Normalmente as cozinhas necessitam de iluminação intensa e clara, para que o ambiente passe sempre a imagem de higiene e organização. Como também é um ambiente de convívio, você pode optar pela iluminação situada no teto para garantir uma boa divisão de luzes sem atrapalhar a permanência no local.

Tipo de iluminação indicada: lâmpada fluorescente de cor branca, com potência proporcional ao tamanho do espaço a ser iluminado.

 

 

Sala de Estar

A sala de estar é o principal ambiente de reunião dos moradores e convidados. Por isso, a iluminação é de grande importância no local. Brincar com jogos de luzes claros e escuros pode gerar um resultado muito interessante, além de proporcionar um clima agradável e aconchegante ao espaço.

Tipo de iluminação indicada: para iluminação central é indicado o uso de lâmpadas incandescentes (utilizada em um belo lustre, por exemplo) ou o uso de lâmpadas fluorescentes (distribuídas em um forro de gesso, por exemplo), caso a intenção seja destacar pontos estratégicos do ambiente é indicado o uso de lâmpadas halógenas.

Sala de Jantar

 Este é o ambiente ideal para você abusar dos jogos de iluminação de acordo com a proposta da reunião. Uma iluminação difusa para um jantar com a família, ou a aposta em uma iluminação intimista para um jantar a dois são exemplos de como as luzes podem variar nesse ambiente.

Tipo de iluminação indicada: o uso de pendentes sobre a mesa de jantar estão em alta, se essa for a sua escolha, luzes alógenas combinam muito bem.

 

Quarto

No quarto, a intenção é que as luzes deixem o ambiente sereno e aconchegante, fazendo com que a pessoa se sinta bem em frequentar o local. Os usos mais comuns são das iluminações uniformes e indiretas, um recurso muito útil nessas situações é a utilização de um medidor de intensidade para que a iluminação seja ajustada de acordo com o momento.

Tipo de iluminação indicada:

Para fazer uma iluminação geral, o uso de plafons com lâmpadas incandescentes são bastante satisfatórios. Para deixar o ambiente intimista com o uso de abajures e luminárias, aposte nas lâmpadas fluorescentes compactas no tom amarelado.

 

 

Banheiro

O banheiro necessita de iluminação uniforme e intensa, com foco na bancada da pia. Para não cometer erros neste local, indicamos as luminárias com acrílico leitoso, vidro leitoso ou lâmpadas difusoras, como a fluorescente.  Evite lâmpadas refletoras, pois estas causam sombras e atrapalham as mulheres na hora de se maquiar e homens no momento de se barbear.

Tipo de iluminação indicada: lâmpadas fluorescentes compactas são as utilizadas para a iluminação geral no ambiente.

Comentários

comments

Posted in Engenharia Civil and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *