O Que é Casa Sustentável?

O setor da construção civil tem papel fundamental para a realização dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável.

Os desafios para o setor da construção são diversos, porém, em síntese, consistem na redução e otimização do consumo de materiais e energia, na redução dos resíduos gerados, na preservação do ambiente natural e na melhoria da qualidade do ambiente construído.
O sistema construtivo Wood Frame é composta por estruturas de madeira que em conjunto com as placas que formam painéis estruturais  capazes de resistir às cargas verticais , perpendiculares e de corte transmitir as cargas até a fundação.

O Wood frame pode ser feito com qualquer tipo de fundação. Por sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas sua estrutura formada por placa estrutural que contraventa e veda a estrutura de paredes entre pisos e telhados. Seu revestimento externo como paredes é aplicado uma membrana desenvolvida exclusivamente para ser utilizada em paredes externas de construções no sistema wood freme, atuando como uma barreira contra o calor e vapor d’água, nas paredes também podem ser usada o revestimento argamassado, placa comentícia, revestimento cerâmico entre outros. O sistema de construção  Wood frame tem 90% das casas canadenses e suecas e em 75% das casas americanas, e vem se desenvolvendo no Brasil.

As vantagens dessa construção sustentável são:

  • Execução da obra em prazos seis vezes menores do que uma construção convencional.
  • Menor custo de energia no uso da casa;
  • Redução de 80% nas emissões de CO₂;
  • Cadeia produtiva menos impactante, por priorizar materiais nacionais e menos prejudiciais ao meio ambiente;
  • Redução de desperdícios em até 90%;
  • Redução dos resíduos da construção civil em até 85%.

 

01

Comentários

comments

Posted in Engenharia Civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *